
SOBRE
AENA.
A AENA – Associação Nacional de Extensão Rural é uma organização moçambicana de âmbito nacional, criada no final de 2006 por um grupo de técnicos agropecuários e especialistas em desenvolvimento rural. A sua fundação decorreu da necessidade de responder de forma mais eficaz e estruturada aos persistentes desafios enfrentados pelas comunidades rurais, nomeadamente a insegurança alimentar e nutricional, o analfabetismo, o fraco exercício da cidadania, a gestão insustentável dos recursos naturais, os conflitos fundiários, a desigualdade de género e a degradação ambiental.
A AENA foi oficialmente reconhecida como pessoa jurídica de âmbito nacional em 20 de outubro de 2006, por despacho da Ministra da Justiça, publicado no 2.º Suplemento do Boletim da República n.º 20, III Série, de 16 de maio de 2008. Está registada na Conservatória dos Registos de Nampula sob o n.º 58, a folhas 30 do livro G-1, desde 30 de julho de 2007.
NOSSA IDENTIDADE.
VISÃO: Até 2026 ter comunidades rurais resilientes (política, económica, social e ambientalmente), inclusivas e socioeconomicamente desenvolvidas.
MISSÃO: Facilitar o desenvolvimento socioeconómico das comunidades rurais por meio do fortalecimento de capacidades, geração e partilha de conhecimentos e realização de campanhas de advocacia.
VALORES: Os nossos valores são os nossos princípios orientadores como organização.
-
Respeito Mútuo entre as pessoas: não admitimos maus pensamentos, nem fazemos comentários tendenciosos com referência às outras pessoas. Exercemos rigorosamente o controle sobre os nossos gestos e actos, para que nunca nos envolvamos em nenhum sentido de hostilidade;
-
Equidade e justiça: garantimos a igualdade de oportunidades para todos, sem olhar pela raça, idade, género, orientação sexual, cor, classe, etnia, deficiência, localização e religião;
-
Transparência e prestação de contas: em nossos actos, a transparência e a prestação de contas a todos os níveis constituem a nossa cultura para garantir a integridade e fidedignidade das nossas acções;
-
Qualidade e Excelência: perseguimos a qualidade e excelência na prestação de serviços junto aos nossos membros e beneficiários.
-
Responsabilidade Social: cultivamos a responsabilidade social como valor que mais e melhor fará desenvolver o distrito, a província e o país e que este desenvolvimento se traduza na melhoria da qualidade de vida socioeconómica das comunidades rurais;
-
Trabalho: entendemos que o verdadeiro valor do trabalho não se faz só com as mãos, mas também com a razão e o coração; enquanto trabalha, o homem transforma a natureza, a sociedade e, principalmente, a si mesmo;
-
Ética: somos verdadeiros, transparentes e responsáveis em todas as nossas relações para manter a credibilidade e relevância. Não toleramos desvios de conduta e encorajamos o diálogo participativo;
-
Independência: estamos isentos de qualquer vinculação político-partidária ou religiosa.
MARCOS QUE INSPIRAM.
DOADORES.
A AENA reconhece que o impacto das suas ações só é possível graças à colaboração sólida e contínua dos seus doadores. Estes são instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, que partilham do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades moçambicanas.
Com o apoio destes doadores, promovemos ações integradas, inovadoras e baseadas em evidências, que fortalecem a nossa capacidade de gerar resultados concretos e duradouros.



.png)




PARCEIROS ESTRATÉGICOS E DE IMPLEMENTAÇÃO.
A AENA reconhece que o impacto das suas ações só é possível graças às parcerias estratégicas e de implementação sólidas e contínuas que mantém. Estes parceiros (nacionais e internacionais, públicos e privados) partilham do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades moçambicanas.
Trabalhamos lado a lado com agências de cooperação, organizações da sociedade civil, instituições académicas, sector privado e instituições governamentais, promovendo ações integradas, inovadoras e baseadas em evidências, que potencializam os resultados e ampliam o alcance das nossas intervenções.























