Jovens Agricultores da comunidade de Xivavela, distrito de Mecuburi expõem e comercializam tomate com apoio da AENA, através do projecto Moz-Norte
- info329423
- 23 de set.
- 1 min de leitura

A Associação Nacional de Extensão Rural (AENA) continua a transformar vidas e a abrir caminhos para o desenvolvimento sustentável em Moçambique.
No distrito de Mecuburi, província de Nampula, um grupo de 40 jovens da comunidade de Xivavela composto por 15 mulheres e 25 homens, marcou presença de forma inovadora nas festividades da vila sede, através de uma exposição e venda de tomate produzido localmente.
A iniciativa representa mais do que um simples acto de comercialização, é o reflexo do empoderamento juvenil, da promoção da agricultura familiar e da inclusão económica, pilares que orientam o trabalho da AENA junto das comunidades rurais.
“Ver jovens organizados, a exporem e venderem a sua produção, demonstra que investir em capacitação e no fortalecimento das comunidades gera resultados visíveis e sustentáveis”, destacou Usssne Salimo, Gestor do Projecto Moz-Norte na AENA.
Com o apoio técnico e organizacional proporcionado pela AENA, através do projecto Moz-Norte, os jovens de Xivavela não só aumentaram a produção e qualidade do tomate, mas também conquistaram espaço nos mercados locais, ampliando as oportunidades de renda para as suas famílias.
Este marco evidencia o compromisso da AENA em criar oportunidades para mulheres e jovens, fortalecer as cadeias de valor agrícola e promover a autonomia das comunidades rurais, rumo a um futuro mais próspero e inclusivo.
A participação destes jovens nas festividades de Mecuburi mostra que, com visão, apoio e organização comunitária, é possível transformar desafios em oportunidades, reforçando a importância da agricultura como motor de desenvolvimento local.










Mangapedia88 loved as much as you’ll receive carried out right here.